Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
E o McDonald’s brasileiro está mudando. Diante de pesquisas que revelavam insatisfação dos clientes com o estilo robótico de seus atendentes, a rede passou a incentivar que seus profissionais interajam um pouco mais com o consumidor, lançando mão da ...
Um supermercado de Porto Alegre instalou quatro checkouts de autoatendimento em uma de suas maiores lojas, enquanto uma rede de cafeterias da capital gaúcha testa totens do tipo em alguns de seus pontos de venda (saiba mais aqui, para assinantes). Pa...
Semana passada falei sobre as áreas de inteligência competitiva nas organizações, enfatizando a necessidade de haver sinceridade de propósito para que funcionem de fato e cumpram sua missão (leia aqui). No post de hoje, explico como e por quê.  Quand...
Segundo nota publicada no início de junho, integrantes da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, e seus superiores da Secretaria de Assuntos Estratégicos, a SAE, teriam se queixado ao presidente Michel Temer de não terem o escopo de seu trabalho...
Semana passada, falei sobre as intenções de boicote às marcas do Grupo J&F, envolvido nos escândalos de corrupção do governo federal (recorde aqui). Hoje, falo das marcas do Grupo propriamente, e da maneira como estão organizadas e hierarquizadas. Di...
Dias depois de revelado o conteúdo da delação dos controladores do Grupo J&F, começou a pipocar nas redes sociais uma convocação ao boicote dos produtos da empresa, que incluem desde carnes (JBS) e laticínios (Vigor) até um banco (Original) e uma fab...
Semana passada falei dos prefeitos com perfil gerencial de algumas cidades brasileiras (leia aqui). E embora saudasse seu surgimento, terminei o post com um alerta: o de que a boa governança não é panaceia para a coisa pública no Brasil. E explico po...
Se, como dizia Peter Drucker, “não existe país subdesenvolvido, e sim subadministrado”, não é de duvidar que não existam cidades ruins de se viver, e sim mal geridas. Essa parece ter sido a convicção dos eleitores de alguns municípios brasileiros, no...
Se você gosta de marketing e tem viagem prevista para a Europa no segundo semestre, considere a possibilidade de esticá-la até Helsimburgo, no sul da Suécia. Nessa cidade fica The Museum of Failure (“O Museu dos Fracassos”), uma pequena exposição de ...
Se você acompanha o futebol europeu, ainda que superficialmente, deve saber que nenhum outro jogador tem chamado mais a atenção por sua performance, nas últimas semanas, do que o lateral brasileiro Daniel Alves, da Juventus (Itália). Responsável dire...
Uma antiga “sabedoria empresarial popular”, se me permitem o neologismo, diz que é inviável patrocinar apenas um dos grandes clubes de futebol do Rio Grande do Sul, Grêmio ou Internacional. O motivo seria a intensa rivalidade, capaz de levar torcedor...
Todo ano, uma revista britânica elege “os melhores restaurantes do mundo”. Em 2017, o primeiro lugar coube ao Eleven Madison Park (foto), de Nova York. Curiosa sobre a reputação do local, a reportagem do jornal El País foi ao Trip Advisor, site de re...
Leio que o Bradesco está mudando seu posicionamento. Depois de anos assinando suas peças publicitárias como “Tudo de BRA”, o segundo maior banco privado do Brasil vai adotar o slogan “Pra frente” (foto). Segundo a imprensa, a razão da alteração é o n...
O portal AMANHÃ noticiou a mudança de nome do Grupo Positivo, do Paraná, de Positivo Informática para Positivo Tecnologia (leia aqui). A troca deve-se à ampliação do escopo de atuação da companhia, que, a exemplo da Apple, não produz apenas computado...
Dias antes da votação da admissibilidade do pedido de impeachment pela Câmara dos Deputados, em 2016, a então presidente Dilma Rousseff concedeu entrevista coletiva na qual, entre outros assuntos, abordou o tamanho do Estado e seu grau de intervenção...
O leitor já deve ter reparado que as embalagens da Coca-Cola mudaram. Os rótulos e as latas das versões Zero e Stevia estão, agora, em grande parte preenchidos pelo vermelho da Coca-Cola clássica, reservando a espaços relativamente diminutos os tons ...
Sabe-se que, quando assinam contratos de patrocínio ou endosso com celebridades, as empresas incluem cláusulas que as permitem romper o acordo caso a personalidade em questão envolva-se em escândalos de ordem pessoal ou enfrente algum revés profissio...
Se as sucessivas crises econômicas e a permanente instabilidade institucional brasileiras tiveram alguma utilidade, foi a de forjar os empresários e gestores mais criativos e flexíveis do mundo. Constatação que não é minha, por sinal, e sim de recrut...
É desnecessário dizer que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, está provocando um terremoto nas grandes construtoras brasileiras. O que nos leva a questionar se, finda a investigação, essas empresas resistirão por muito tempo. A mais afetada de ...
A Vivo anuncia que deverá mudar as premiações de seu programa de relacionamento. Com base em uma pesquisa, a telefônica constatou que os consumidores têm interesse em benefícios mais criativos, tais como “experiências inesquecíveis”, e não apenas em ...