Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Bastaram 10 dias de intensa e coesa mobilização para que os caminhoneiros colocassem o país de cabeça para baixo. Antes de imprecar contra o “rodoviarismo”, convém lembrar que a dependência excessiva de um único sistema, seja ele de transporte, abast...
Lançado há pouco mais de um mês, “Direto de Washington” reúne as memórias profissionais de Washington Olivetto, o principal publicitário brasileiro do século 20. No livro, Olivetto jacta-se de ter criado o “garoto Bombril”, a campanha do “primeiro su...
O anúncio de página dupla em uma revista de circulação nacional não é nem um pouco econômico nas promessas: “Lembra daquele seu primo distante? Nós sabemos tudo sobre ele. Até como levar a sua marca até ele”.  Trata-se da área de Database Marketing d...
Desde que o setor de bens de luxo despontou no Brasil, lá em meados da década de 1990, vem sendo alvo de interesse da imprensa, de empreendedores e de estudiosos dos negócios. Motivos não faltam: vender produtos com margens de lucro (aparentemente) s...
  Por duas ou três vezes, escrevi aqui no blog que a tentativa de ritualizar o consumo do vinho no Brasil, emprestando-lhe uma dimensão sofisticada e intelectualizada, tinha afastado o grande público da bebida. Com isso, por mais que se abra espaço p...
Dê uma olhada na foto acima. Ela mostra uma professora lendo histórias para crianças de diversas nacionalidades. Fofo, não? Nem parece um anúncio da Benetton, novamente sob comando do fotógrafo Oliviero Toscani, aquele das imagens provocativas dos an...
No meu segundo ano de blog, aqui em AMANHÃ, fiz um post comentando a saída das Casas Bahia do Rio Grande do Sul. Queixei-me da explicação simplista sobre a desistência da varejista veiculada pela imprensa local, que atribuía ao “bairrismo” dos gaúcho...
Leio que um site de comércio eletrônico americano vem chamando a atenção: o Brandless (“sem marca”). Trata-se de um supermercado virtual no qual é possível comprar produtos de diversas categorias, como alimentos, itens para casa, escritório e higiene...
Um aspecto da vida porto-alegrense chamou a atenção do militar austríaco Joseph Hörmeyer quando esteve no país, na década de 1850: o gosto pelos fogos de artifício. “Nos dias de festas”, escreveu ele em livro de memórias sobre sua viagem ao Brasil, “...
Mudanças organizacionais não são nem um pouco fáceis de empreender, menos ainda quando profundas. Que dirá mudanças que afetam uma cidade inteira. Este é o tamanho do desafio que o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., dispôs-se a enfrentar...
Anos atrás, um site especializado em encontros extraconjugais encontrou dificuldade em veicular seus anúncios. O motivo? Emissoras de TV, times de futebol, escolas de samba e até responsáveis pela publicidade em elevadores (!) indignaram-se com o ser...
Quem assistiu ao show de Paul McCartney em Porto Alegre, na última sexta-feira 13, provavelmente viu um espetáculo muito parecido com aquele apresentado na capital gaúcha sete anos atrás. E praticamente idêntico ao que o ex-Beatle trouxe ao Brasil pe...
A varejista on-line Amazon assumiu o comando, há um mês, da cadeia de supermercados norte-americana Whole Foods, conhecida tanto por seus produtos orgânicos e de procedência certificada quanto pela fama de careira. Segundo analistas, a tendência é qu...
A Fox Sports norte-americana começará a oferecer espaços comerciais de seis segundos em sua programação, juntamente com os tradicionais anúncios de 15 e 30 (saiba mais aqui). O costume de assistir em plataformas digitais a comerciais bem mais curtos ...
Nesta quarta-feira, 6 de setembro, Paulo Vellinho (foto) completa 90 anos. Empreendedor que comandou a Springer, líder empresarial que presidiu a Fiergs e outras tantas entidades de classe, executivo da Coemsa e da Avipal, Vellinho poderia ser revere...
Semana passada comentei o caso da Toro, picape da Fiat que ganhou vida própria e tornou-se mais forte que a marca italiana no mercado brasileiro (recorde aqui). Comentei as possíveis razões para a ocorrência desse fenômeno e lancei a questão: o que a...
Segundo uma colunista do Jornal do Carro, página do Estadão, estaríamos diante de um fenômeno relativamente incomum no mercado de automóveis: aquele em que um produto torna-se mais forte do que a montadora que o fabrica. Para Rafaela Borges, a Toro (...
A Renault lançou há algumas semanas seu novo compacto, o Kwid (foto). Sua versão de entrada custa pouco menos de R$ 30 mil, o que a torna o segundo automóvel mais barato do Brasil. A montadora francesa orientou-se por preço ao concebê-lo. Percebendo ...
Semana passada, reproduzi trecho de uma entrevista de Washington Olivetto no qual ele critica uma série de clichês que tomaram conta da publicidade nos últimos tempos, entre os quais “pensar fora da caixa” e “empoderamento feminino” (leia o post aqui...
Na última edição impressa de AMANHÃ, a matéria de capa aborda o chamado marketing de causas, voltado a promoção de um ideal por meio de campanhas publicitárias. E no caderno Top of Mind da mesma edição, eu e o publicitário Yago Roese assinamos artigo...