Professor, consultor e palestrante. Autor de "Por uma Vida Mais Simples", entre outros livros.
Há um princípio, atribuído ao exército canadense, de que gosto muito. “Se mapa e terreno divergem, fique com o terreno”, diz ele. Traduzindo: se planos e realidade não “batem”, opte pela realidade, claro. Parece ter sido essa a lógica que guiou a red...
Semanas atrás, um chef francês entrou com um processo contra o Guia Michelin por ter-lhe rebaixado de três para duas estrelas, na famosa classificação que põe em polvorosa o mundinho da alta gastronomia todos os anos. O caso me fez lembrar Bernard Lo...
O termo “cultura” pode assumir dois significados: o conjunto de valores e ideias de um determinado grupo de pessoas; e as manifestações artísticas e o conhecimento humanístico acumulado por uma sociedade. Nesse segundo caso, costuma-se distinguir a c...
Leite é tudo igual, certo? Se a resposta depender da Languiru, não. A empresa está lançando uma nova linha de produtos cuja origem é certificada – e que, graças a processos de produção mais modernos, permite que a bebida chegue mais fresco à mesa do ...
Da necessidade de conquistar o consumidor, todo mundo já ouviu falar. Mas da de “educá-lo”, é bem menos frequente. Produtos ou serviços “educadores” podem ser divididos em duas categorias. Os primeiros são aqueles que, pioneiros, acabam tendo de ensi...
A Peugeot está no ar com uma nova campanha publicitária. Nela, a marca se afirma disposta a mudar a percepção que os consumidores têm dos veículos da montadora. E, a fim de comprovar suas intenções, Ana Theresa Borsari (foto), CEO da empresa, firma u...
Ao visitar um aquário nos Estados Unidos, o especialista em marcas Jaime Troiano impressionou-se. Enquanto uma baleia repousava sem espectadores de um lado, uma pequena multidão se espremia do outro para observar um diminuto peixe-palhaço, aquele ret...
A primeira edição de agosto de Exame trouxe uma notícia curiosa: muitas empresas norte-americanas estariam extinguindo o cargo de diretor ou vice-presidente de marketing. O motivo? Haveria “um novo papel esperado” da área, que abrangeria “o gerenciam...
Sua empresa está pronta para a “transformação digital”? Se você souber o que isso significa, talvez tenha condições de responder. Mas como tantas expressões em voga por aí, ela pode representar muitas coisas diferentes – ou, o que é mais provável, qu...
O leitor de jornais mais atento deve saber que o Censo do IBGE, previsto para 2020, tem sido alvo de polêmica. O motivo é a extensão do questionário a ser aplicado em cada domicílio visitado pelos recenseadores. Enquanto a direção do Instituto, a ped...
Cineastas são tidos como profissionais exigentes e obsessivos, capazes de mandar repetir dezenas de vezes a mesma cena, madrugar para filmar com a luz mais propícia e levar seus atores à exaustão na busca da composição ideal de um personagem. Mas, se...
Como se medem os méritos de um empresário ou de um executivo? Se você respondeu "pela lucratividade de suas empresas", pode estar perdendo a chance de conhecer o legado de alguns homens de negócio que não lograram manter suas companhias no azul (tant...
De todos os elogios que recebeu ao longo da vida, Pelé talvez nem valorize um, em especial, relacionado justamente ao fim de sua carreira profissional: a de tê-la encerrado "por cima". Quando parou de jogar, em 1974, o Rei evidentemente não estava no...
Recentemente, a Amazon desistiu de instalar em Nova York um de seus dois novos quartéis-generais. Embora dissesse contar com apoio de 70% da população local, a empresa sofria a oposição de políticos insatisfeitos com os incentivos fiscais prometidos ...
Há produtos e serviços que revelam mais sobre uma sociedade do que qualquer pesquisa antropológica ou Censo do IBGE. É o caso do Baby Click, que permite aos pais gravar e compartilhar as imagens da ecografia de seu rebento. Para além da piada inevitá...
A Airbus decidiu descontinuar a fabricação de seu superjumbo A380 (foto). Concebido em fins dos anos 1990 e em atividade desde 2007, o produto nasceu da aposta de que a demanda por voos internacionais iria se concentrar em grandes aeroportos e privil...
Leio que o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, passará a supervisionar diretamente a ouvidoria da instituição. A medida é tida como uma demonstração prática do conceito de “centralidade no cliente”, propugnada pelo CEO desde que assumiu, há...
Consumidores e profissionais de marketing mais atentos devem ter reparado que logomarcas tradicionais andaram sofrendo reformulações nos últimos anos. Foi o caso das tintas Suvinil, dos bancos Santander e Bradesco e das grifes de luxo Burberry e Yves...
Antigamente, os nomes dos prédios eram banais, visto que insignificantes dentro da estratégia de comercialização de um imóvel. Abundavam nomes de filhos ou esposas de construtores, palavras indígenas ou nomes da própria rua em que se localizavam, qua...
Em dezembro, a jornalista Carla Vilhena queixou-se, via redes sociais, de uma advertência que recebeu do Uber por cancelamento reiterado de corridas (reprodução acima). Em tempos de “o cliente é rei”, pode parecer estranho, quando não temerário, adve...